banner1

Uma boa terapia e a influência positiva
da família e cuidadores
são essenciais para a criança PC.

banner3

O Conceito Bobath

é uma abordagem que utiliza oportunidades
de recuperação em tempo integral
e não somente na sessão de terapia.

banner4

"O tratamento no Conceito Bobath fala
com o sistema nervoso em uma
linguagem que ele entende”

(Tallis, Raymond MD)
banner2

A ciência e a arte da reabilitação neurológica
passa por terapeutas com habilidade manual
e sensibilidade humanística.

Como Funciona

Os pais de crianças com disfunção neuromotora ou com distúrbios do desenvolvimento neuromotor devem considerar a importância da intervenção terapêutica baseada no Conceito Bobath que é atualmente a abordagem mais reconhecida, que avalia e trata indivíduos com disfunção neuromotora e suas limitações funcionais, ativando músculos, controle postural e equilíbrio, em conseqüência a criança adquire autonomia nos movimentos para brincar, comer e cuidar do próprio corpo.
O nosso objetivo no tratamento é favorecer a repetição de movimentos funcionais com boa base de suporte, alinhamento biomecânico, estabilidade e mobilidade, ocorrendo a neuroplasticidade formando a memória motora do novo movimento aprendido.
A intervenção consiste em cuidadosamente avaliar e planejar as estratégias do tratamento direcionadas a melhorar a funcionalidade de cada indivíduo.
Terapeutas Bobath modificam e ajustam estratégias específicas em cada sessão de tratamento, assim como durante todo o tratamento, baseado nas respostas dos pacientes às estratégias selecionadas e usadas.
Atualmente, o Conceito Bobath pode ser sintetizado como um processo de resolução de problemas, que consiste na avaliação do potencial do paciente ao realizar uma determinada tarefa funcional, por meio da observação e análise do desempenho dessa tarefa, e possibilitar, por meio do tratamento, a independência funcional.

A estrutura e os princípios da intervenção derivam dos conceitos do controle motor, aprendizado motor e desenvolvimento motor aplicados ao típico e atípico padrão de movimento.

Para quem é indicado

Bebês, crianças e adolescentes com disfunção neuromotora ou com distúrbios do desenvolvimento motor.

Galeria de imagens

© Copyright - Bobath BH . Desenvolvimento: Zói Estúdio